Zoneamento Ecológico-Econômico Preliminar

Governo discute implantação do Zoneamento Ecológico-Econômico da Bahia

07/07/2020

Em reunião realizada nesta terça-feira (07), na Governadoria, o governador Rui Costa discutiu com os secretários do Planejamento, Walter Pinheiro, de Desenvolvimento Econômico e vice-governador, João Leão, e do Meio Ambiente, João Carlos, a implantação do Zoneamento Ecológico-Econômico da Bahia. O projeto divide o estado em 36 zonas, levando em consideração aspectos geoambientais, da biodiversidade e das atividades produtivas.

“Iniciamos o processo do ZEE da Bahia em 2009, quando estive secretário do Planejamento pela primeira vez. De lá para cá, o projeto foi amplamente debatido junto com a sociedade, em 14 audiências públicas e 27 escutas territoriais, além de ampla consulta virtual. Isso resultou em mais de 1.700 diretrizes que compõem o documento técnico”, destacou Pinheiro.

O ZEE Bahia tem por objetivo orientar o planejamento, a gestão, as atividades e as decisões do poder público, do setor privado e da sociedade em geral, relacionadas ao uso e ocupação do território, considerando as potencialidades e limitações do meio físico, biótico e socioeconômico, visando a implementação prática do desenvolvimento sustentável.

Fonte: Ascom Seplan